segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Serviço militar obrigatório

Descobri que na Turquia o serviço militar é obrigatório. Obrigatório mesmo: nenhum homem escapa. O sujeito tem o período entre aproximadamente os dezoito e trinta anos para decidir em que ano servirá. E lá o negócio literalmente pega fogo. Com os conflitos com os Curdos e a presença forte de terroristas que rolam por lá (para se entrar num shopping center na Turquia é necessário passar antes pelo detector de metais), é quase certo que o soldado alguma hora dará um tiro em direção a alguém.

Tocando neste assunto...

Hoje um amigo meu de muitos e muitos anos atrás me chamou para comermos uma pizza e conversarmos (não ao mesmo tempo, naturalmente). Faz um tempo que não o via. Tendo ainda a notícia acima fresca na cabeça, logo me veio a lembrança de quando ele e eu fomos nos alistar, no mesmo dia, na mesmo batalhão do exército. Tendo-se em vista que não pretendíamos seguir carreira militar e nem aprender a dar tiros, ambos encontrávamos munidos de atestados médicos para evitar o pior de sermos selecionados e perdermos um ano de vida. Numa certa hora, o sargento comandou:

-- Quem tiver atestado médico, aproxime-se!

Rapidamente quase todo mundo colocou um atestado na mesa. Quando o sargento chegou na análise do atestado do meu amigo, ele gritou:

-- Quem é Fulano de Tal?

-- Sou eu -- respondeu o meu amigo, surpreso. E o sargento:

-- Rapaz, se você de fato tem todos estes problemas de coluna, é um milagre que você esteja agora de pé!

O mundo era perfeito

Quando eu era criança, eu achava que o mundo era perfeito. Não que eu tivesse nascido em berço de ouro, muito pelo contrário. E nem que eu t...