quarta-feira, 14 de julho de 2010

Fim da Copa do Mundo!

Terminou a Copa do Mundo de 2010. Ainda bem, desde que o Brasil saiu, ficou sem graça. E não venha me dizer que não tenho espírito desportivo, seu perdedor!

Tocando neste assunto...

... o bordão do Arnaldo César Coelho "a regra é clara" me chamou à atenção de um fato curioso. Como todos sabem, esta expressão é utilizada por ele para fornecer uma explicação das regras do futebel que se aplicam ao lance sendo comentado, seguido por uma aprovação ou reprovação do julgamento do árbitro. Mas, a propósito: alguém já leu um manual de regras do futebol?

Eu já li vários manuais de jogos de tabuleiro, de jogos de carta, apostila de voleyballhandball nas aulas de educação física, mas nunca li nenhuma regra sobre futebol. Tudo que aprendi foi na prática. Primeiro, descobri que jogador "de linha" não poderia colocar a mão na bola, apenas o goleiro. Depois descobri que no jogo profissional o fim de partida era por tempo, não por placar como era usual nas peladas que eu tinha com meus amigos. Por fim, aprendi sobre escanteio, lateral e impedimento. E era tudo. Curso completado com 7 anos de idade. De maneira geral, não precisei ler nada mais para entender todos os jogos de futebol a que assisti ao longo dos anos. Será que este fato me classifica como um gênio da teoria futebolística?

O mundo era perfeito

Quando eu era criança, eu achava que o mundo era perfeito. Não que eu tivesse nascido em berço de ouro, muito pelo contrário. E nem que eu t...