quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

NASA divulga imagens "inéditas" do Sol

Esta semana a NASA divulgou imagens inéditas de um dos mais importantes astros. Antes que comecem a pensar que se trata de atores de Hollywood sendo flagrados por potentes câmeras de satélites, estou me referindo ao nosso companheiro Sol. Vejam só:




Juro que esta foto divulgada estava no meu livro de Ciências da quinta-série. Claro que esta agora é 3D, mais tecnológica...  Em resumo: gastou-se milhões de dólares para se chegar à conclusão de que o Sol é mesmo redondo e amarelo.

Será possível que só eu achei estranho?! Resolvi perguntar a minha filha de três anos:

-- Filha, qual a cor do sol?

-- Amarelo.

-- Ele é quadrado?

-- Não, papai!... é redondo!

Será que ninguém na NASA tem uma filha em casa?!

Tocando neste assunto...

Como sabem, existem muitas teorias conspiratórias que sugerem que a chegada do homem à Lua foi uma farsa. Estas estórias fazem o maior sucesso. Tentando embarcar nesta, levanto suspeitas que questionam a autenticidade desta foto:

1) Repararam que nesta foto a superfície solar apresenta pequenos brilhos, como se o sol tivesse sido "lustrado"? Pois bem, o brilho é oriundo de uma reflexão de uma fonte de luz contra um corpo, no caso, do Sol. Mas, se assim for, quem está emitindo a luz que reflete no Sol? Seria o flash da câmera de um fotógrafo em seu estúdio?!

2) Notem o fundo da foto. É preto. Ou seja, a foto foi tirada à noite. Como pode haver Sol à noite?

3) Fixem o olhar no centro do Sol. Para isso, cheguem os olhos bem perto do monitor. Esperem dois minutos. O que vocês viram, a partir daquelas manchas (aparentemente) sem formas definidas? Depois de um tempo, notarão claramente que, bem diante de vocês, formará a frase "MADE IN CHINA".

O mundo era perfeito

Quando eu era criança, eu achava que o mundo era perfeito. Não que eu tivesse nascido em berço de ouro, muito pelo contrário. E nem que eu t...