sábado, 26 de fevereiro de 2011

Água mole em pedra dura tanto bate até que... molha!

Quando eu ainda contava a minha idade usando somente os dedos das mãos (atualmente, nem usando-se também os dedos dos pés isto é possível) era certo a criançada verificar os palitos de picolés para saber se foram contempladas com outro grátis. Para ser mais preciso, a verificação era durante o consumo: a cada milímetro descoberto do palito por uma mordida, procurava-se algum sinal de que havia algo escrito no palito. Naquela época, não havia a inscrição "MADEIRA DE REFLORESTAMENTO" no palito, de modo que se uma perninha de uma letra aparecia durante a remoção de mais um pedaço, era como se estivéssemos numa partida de futebol onde a bola está indo em direação a um gol cujo goleiro já tenha sido driblado. Era só uma questão de tempo para a comemoração.

A cada verão, esta estória me volta à lembrança. Nesta época, volto a comprar picolés de forma mais regular e, de forma quase automática, me pego verificando o palito. Na verdade, me pego pensando "Será que vou ganhar outro?" ainda no caixa, enquanto espero receber o troco, com o picolé ainda fechado. Acho que isto se deve ao fato de que eu sempre quis ter o prazer de ganhar outro -- o que nunca me aconteceu. Cheguei a pensar que esta estória de que palitos de picolés traziam cortesias não passava de uma lenda para promover o aumento das vendas. Mas como isto seria possível, se a única pessoa no mundo que devia pensar nisto antes de comprar -- e portanto havendo a possibilidade desta informação exercer alguma influência no aumento das vendas -- era eu?

Na última terça-feira, depois de tomar um picolé em mais um dia escaldande de verão da cidade do Rio de Janeiro, resolvi que devia escrever sobre o assunto. Estava já com a postagem quase pronta, quando ontem no final de tarde, um fato inusitado aconteceu. Quero que vejam com os seus próprios olhos :



A foto está desfocada, eu sei. Devido à ansiedade, nem pensei em me certificar sobre a sua qualidade antes de voltar lá para trocar por outro. Aí vai, portanto, a legenda: "VALE 1 PICOLÉ LAFRUTTA UVA, LIMÃO OU ABACAXI". Vinte anos depois, missão cumprida.

Tocando neste assunto...

Na verdade, eu deveria era não ter me valido do prêmio e ter ficado com o palito como troféu. Mas a minha mulher ia reclamar que daria formiga em casa. Enfim, acho que no fim a decisão foi acertada. Próximo objetivo: brindes nas tampinhas de refrigerante!

O mundo era perfeito

Quando eu era criança, eu achava que o mundo era perfeito. Não que eu tivesse nascido em berço de ouro, muito pelo contrário. E nem que eu t...