terça-feira, 15 de março de 2011

Boa viagem para você também!

Clássico: estou me despedindo de algum conhecido, que está sabendo que viajarei nos próximos dias. Como não espera me encontrar novamente, é certo que ocorra o seguinte diálogo:

-- Boa viagem! - diz meu amigo.

Ao que eu respondo, sem pestanejar:

-- Boa viagem para você também!

Ele não irá a lugar algum, respondi no automático, eu é que estou de viagem. Desta forma, viajo também no sentido figurado.

Eu já cheguei a desejar parabéns de volta a quem me cumprimentou pelo meu aniversário. Torço para que um dos cenários a seguir tenha sido o caso: (i) falei embolado e a pessoa não entendeu; (ii) era realmente aniversário da pessoa (0,27% de probabilidade, supondo que a data de nascimento dos meus amigos se distribuam uniformemente ao longo do ano, o que não é verdade se a astrologia estiver correta -- mas acho que não está). Neste caso, eu até que mandei bem.

Existem situações nas quais a percepção da gafe é menos notável. Quando, por exemplo, estou saindo do trabalho e o segurança me cumprimenta, eu usualmente respondo: "Boa noite, bom descanso para você também!". Ele continuará trabalhando, eu é que estou indo embora.

Mas enfim. O que vale é a intenção de retribuir coisas boas a quem lhe deseja coisas boas. Mesmo que elas não façam muito sentido.

Tocando neste assunto...

A este fenômeno, descobri que ele tem o nome de "desejo reflexo". É o ato de retribuir o desejo de alguém praticamente de maneira involuntária, similar ao que ocorre no arco reflexo. E cuidado caso não tenha gostado desta postagem: ele vale tanto para os desejos positivos, quanto negativos. Em outras palavras: para você também!

PS: Não acredito que você googlou (ou estava pensando em) para saber se existe mesmo "desejo reflexo".

O mundo era perfeito

Quando eu era criança, eu achava que o mundo era perfeito. Não que eu tivesse nascido em berço de ouro, muito pelo contrário. E nem que eu t...