sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Para que ler o manual?

Toda vez que conto que, antes de comprar um eletrônico, eu baixo o PDF do manual e o leio, as pessoas me perguntam para quê eu faço isso.

-- Ora, para saber se as funções do aparelho me atendem antes de comprar!

A princípio, esta explicação soa como uma piada. Mas como eu não rio junto, elas percebem que eu falo sério. E que o meu caso é grave. Às vezes, elas ainda tentam me persuadir:

-- Mas não seria melhor perguntar ao vendedor?

E desde quando vendedor sabe o que está vendendo? Ele só sabe em quantas vezes dá para parcelar, o preço, e que o produto é muito bom! Pena que, para certas coisas, não há documentação disponível e aí eu tenho que interagir com vendedores. Estes dias, fui numa mercearia perto da casa da minha sogra e perguntei se eles tinham leite longa vida. A resposta foi:

-- Não senhor, aqui a gente só trabalha com o Barra Mansa e o Parmalat.

Tocando neste assunto...

Parte da culpa da prática de não-leitura do manual é devida aos próprios fabricantes. Veja um exemplo: esta semana a resistência do chuveiro lá de casa queimou. Peguei a minha caixa de manuais, achei o do chuveiro e anotei qual era a resistência apropriada para ele. Ao chegar na loja de ferragens, perguntei:

-- Por favor, você tem a resistência da ducha Lorenzetti, 055-M?

Longo silêncio. A senhora que me atendia ficou me olhando, meio desconfiada. Seria uma pegadinha? De que planeta eu teria vindo? -- ela devia estar pensando. Resolveu me dar credibilidade, chamou o garoto que cuidava do estoque, expert no assunto.

-- Jorge, o rapaz está querendo a resistência da ducha Lorenzetti, 055-M, a gente tem?!

-- Ah, é a comum. Pega a resistência comum da Lorenzetti.

Quando ela chegou na minha mão, conferi, e ela era mesmo: a 055-M. Nesta hora, eu realmente me achei um alienígena. Se era para ser a comum, não podia colocar isso no manual? Tinha que fazer a gente pedir pelo código? Quem leu, e como eu pediu pelo código, ficou com cara de tacho e nunca mais fará isso.

.

O mundo era perfeito

Quando eu era criança, eu achava que o mundo era perfeito. Não que eu tivesse nascido em berço de ouro, muito pelo contrário. E nem que eu t...