terça-feira, 2 de novembro de 2010

Aulas de canto

Nada na minha vida foi mais vergonhoso do que a minha primeira aula de canto. Ou melhor, poucas coisas foram.

Há algum tempo atrás, sobrou um tempo durante a semana e resolvi me matricular numa aula de canto. Cantar bem sempre foi de minha vontade, ainda mais porque gosto de música, toco violão, enfim. Quando digo que toco violão, não imaginem que sou realmente bom. É que como consigo cantar ainda pior, então a aula de canto foi priorizada. O pessoal lá de casa e meus vizinhos deram a maior força (naturalmente).

Na primeira aula, quando cheguei, tinha uma garota cantando sendo acompanhada no piano pela professora. Gostei da música, da técnica, da voz afinada, e então pensei: "Legal! Depois de muito exercício, devo chegar lá!".

Aí depois foi a vez de uma senhora. Cantava muito também! Descobri mais tarde que ela cantava em alguns lugares (embora nunca descobri onde exatamente), o que parcialmente explicava a boa voz dado que ela era a mais novata por lá, depois de mim que acabara de entrar.

Aí foi outro, outro, outro, até que a professora disse:

-- Muito bem, agora é a vez do Fabiano. Que música vai cantar?"

Gelei. Estava esperando fazer uns exercícios, um lá-lá-lá antes, no máximo cantar em grupo. Depois de uns dez meses, quem sabe, ensaiar a primeira estrofe, de luz apagada para ninguém me ver. Cantar deste jeito na primeira aula definitivamente não estava nos meus planos.

Pelo menos o pessoal foi bacana. Ninguém riu, cutucou o amigo, ou fez gozação. Pelo menos, não enquanto eu os olhava, preocupado. A professora andou a escala musical de dó a si para achar o meu tom. Coitada, quando achava, tinha que procurar de novo, pois eu já estava em outro. Sobrevivi. Mas que foi uma vergonha, ah... isto foi.

Tocando neste assunto...

Resolvi me gravar tocando violão e cantando, para dar uma verificada. E não é que aquelas aulas me valeram? Cheguei a gostar do resultado. Claro que não ao ponto de mostrar publicamente o som, mas passou pela auto-crítica. Eu tive que sair das aulas meses depois pois o tempo me sumiu, como eu esperava.

Aliás, encontrei a professora estes dias. Situação constrangedora, pois tive que explicar porque saí, etc. Constrangedora pois, como abandonei as aulas, poderia parecer que eu não estava gostando delas. Outra vergonha, mas pelo menos desta vez ela não poderia me pedir para cantar -- o que já estava de bom tamanho.

O mundo era perfeito

Quando eu era criança, eu achava que o mundo era perfeito. Não que eu tivesse nascido em berço de ouro, muito pelo contrário. E nem que eu t...