sábado, 27 de novembro de 2010

O que eu queria ser quando crescesse...

Estava ouvindo um adolescente reclamar que era muito novo para decidir o que queria fazer da vida... Sei que esta apreensão é geral, mas no meu caso foi diferente. Eu sempre tive a certeza do que eu queria ser quando crescesse. O que ocorreu comigo foi que esta certeza esteve sempre em processo de transformação.

Não, eu nunca quis ser bombeiro. Nem policial. Nem vaqueiro. Não quis ser jogador de futebol. A primeira coisa que me lembro que quis ser foi médico. Sonhei em ser um grande cirugião, talvez um neuro-cirurgião de prestígio! Esta fase durou pouco. Andando de bicicleta, fui atropelado e passei um tempo no hospital e depois em casa, me recuperando. Tive que parar de ir na escola aquele ano. Achei este negócio de hospital meio cruel -- imagine parar uma criança de seis anos na cama -- e logo me interessei por alguma coisa mais segura. Comecei a querer ser...

... um advogado! Eu adorava assistir aqueles filmes que se concentravam quase todo na sala de julgamento, onde um advogado lutava bravamente em sua retórica, tentando desesperada e habilmente provar a inocência do seu cliente ou a culpa do mal-feitor. Este objetivo quase sempre beirava o impossível, pois todas as circustâncias estavam contra a verdade. Isto durou algum tempo, até que eu vi um filme no qual o bandido que foi preso, depois de cumprir sua pena, passou o filme todo atrás do advogado para matá-lo por vingança. Não sei porque mas, de repente, desinteressei-me pela profissão.

Estava na época do ginário e comecei a adquirir um gosto especial pela matemática. Comecei a devorar os livros de matemática. Estudava sozinho, adiantava a matéria. Do outro ano, inclusive. Ao fim da sexta série, tinha terminado a matemática da oitava. Ao final da oitava, tinha estudado aquela do segundo grau. Não tive dúvidas, matemático era a profissão certa! Isso durou todo o ginário, até que um primo meu, querendo se desfazer do seu computador primitivo e comprar um que o atendia melhor, me emprestou seu Hotbit...



Lembro-me como se fosse na semana passada (não poderia dizer "como se fosse ontem", afinal, isto foi há vinte anos... tive que situar esta lembrança vívida num tempo mais atrás): quando eu consegui controlar a imagem da TV de casa plotando um monte de retângulos coloridos na sua tela com o bichinho aí de cima, pensei... "Uau! Se eu conseguir ganhar dinheiro com isso um dia, é isso que quero fazer!". Bem, eu nunca consegui realmente ganhar dinheiro plotando retângulos em lugar algum, mas digamos que a coisa funcionou mais ou menos bem.

Primeiro, fiz o curso de PD (apelido carinhoso para Processamento de Dados). Depois, veio a faculdade em Ciência da Computação. Aí veio o mestrado, o doutorado... Final feliz.

Tocando neste assunto...

O tema da dissertação de mestrado foi sobre interseção de triângulos. Isto não lhe parece bem próximo da motivação inicial (plotagem de retângulos na TV)? Em verdade, a diferença nos temas propriamente ditos é colossal, mas no nome, podemos dizer que realizei meu sonho de infância.

Conclusão? Está na hora de trocar de novo o que quero ser quando crescer... alguma sugestão?!

O mundo era perfeito

Quando eu era criança, eu achava que o mundo era perfeito. Não que eu tivesse nascido em berço de ouro, muito pelo contrário. E nem que eu t...