quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vendedor de guarda-chuva de R$ 5,00

Às vezes não consigo entender o que se passa no mundo.

Muitos dos meus amigos estão sempre correndo atrás do melhor investimento. Ora são as ações da Petrobrás, ora são aquelas da Vale, ora não é ação alguma: é aplicação em DI, fundos, títulos públicos, opções, etc. Estes dias eu resolvi prestar mais atenção nas dicas deles e percebi que a diferença entre o pior investimento e o melhor não era colossal. Quando muito, chegava a 5% ao ano.

-- É, é uma boa diferença... a propósito, quanto exatamente vocês investem?

O melhor caso que encontrei foi de R$ 5 mil. Ou seja, passam o dia todo preocupados, ligados nos gráficos dos investimentos, tudo isso para ganhar no máximo R$ 250 por ano a mais em relação a um investimento de pouco risco. A preocupação vale um cinema por mês -- sem garantias de que o filme agradará no final.

Tocando neste assunto...

Com estas chuvas todas que estão ocorrendo, estava entrando no metrô enquanto tinha um cara saindo. Nos encontramos logo na saída do tunel subterrâneo do metrô. Como estava chovendo, ele se aproximou de um destes vendedores de guarda-chuva que surgem por geração espontânea sempre que começa a chover. Quando eu estava já entrando no túnel, ouço o vendedor gritando:

-- Pô cara, o guarda-chuva custa só cinco reais e você ainda quer pechinchar??

Aí eu vi o cara pagando os cinco reais e levando rápido o seu guarda-chuva, meio envergonhado. Em escalas diferentes, me pareceram situações muito similares.

O mundo era perfeito

Quando eu era criança, eu achava que o mundo era perfeito. Não que eu tivesse nascido em berço de ouro, muito pelo contrário. E nem que eu t...