domingo, 23 de maio de 2010

A transação foi processada com sucesso!

Estava hoje eu pagando uma conta pela Internet quando me dei conta de um aspecto de uma mensagem que constantemente é emitida por computadores: '(Alguma coisa) foi processado(a) com sucesso!' Vocês naturalmente já viram diversas notificações exatamente nesta forma ou numa equivalente.

Notaram a mensagem subliminar contida nesta expressão?

Está subentendido que os computadores normalmente falham. Isto não é grande novidade, acredito que todos concordam empiricamente com isto. Nesta expressão cunhada pelos programadores de computadores, encontra-se implicitamente a confissão, quase que um desabafo inconsciente, de que programar é realmente difícil.

De fato, se uma tarefa foi feita com sucesso, significa que ordinariamente o resultado de tal tarefa foi melhor daquele esperado. Afinal de contas, não é este o significado de sucesso? Sair-se acima da média numa daterminada atividade? Eu nunca vi ninguém dizendo por aí 'Abri a porta com sucesso e entrei em casa ensopado por causa da chuva'.

Talvez os defensores da computação não concordem com este ponto de vista. Respeito a discordância, desde que um pedido seja atendido: troquem tais mensagens para '(...) processado com o sucesso habitual'.

Tocando neste assunto...

... estes dias um amigo estava elogiando o seu celular, um destes de última geração que é mais fácil descrever o que falta do que aquilo que tem. O problema era que o aparelho, do nada, travava exigindo sua reinicialização. Espero que os marca-passos nunca tenham que ser programados.

O mundo era perfeito

Quando eu era criança, eu achava que o mundo era perfeito. Não que eu tivesse nascido em berço de ouro, muito pelo contrário. E nem que eu t...