quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Feriados

Feriados... é tão bom quando um está chegando, não? Dia de ficar em casa, prolongar final de semana, viajar... não existe feriado ruim. No máximo, existe feriado pouco aproveitado.

Estava analisando os feriados, e concluí que Tiradentes era mesmo um cara influente no meio político. Ele representa o único feriado que não está associado nem à Igreja, nem a uma data amplamente comemorativa. Veja só os feriados nacionais de 2010:

01/01 - Confraternização Universal (amplamente comemorativa)
16/02 - Carnaval (Igreja)
02/04 - Paixão de Cristo (Igreja)
21/04 - Tiradentes (?????)
01/05 - Dia do Trabalho (amplamente comemorativa)
03/06 - Corpus Christi (Igreja)
07/09 - Independência do Brasil (amplamente comemorativa)
12/10 - Dia da Criança (amplamente comemorativa)
02/11 - Finados (amplamente comemorativa, por assim dizer)
15/11 - Proclamação da República (amplamente comemorativa)
25/12 - Natal (Igreja)

Não é discrepante dos damais? Não tenho nada contra Tiradentes, muito pelo contrário. Entendo sua importância histórica. Meu ponto é: de todos os demais personagens historicamente importantes, por que somente e exatamente ele? Tem caroço debaixo deste angú.

Tocando neste assunto...

Deviam haver mais feriados. Nos EUA, haverá 21 feriados em 2010 que ocorrerão durante a semana. Estes feriados adicionais nem precisavam ser do tipo tradicional, com duração de dia inteiro. Podemos inventar os semi-feriados - ou só a parte da manhã, ou só a parte da tarde. Já seria o suficiente para organizar o escritório, lavar o carro, ou ir cortar o cabelo.

O mundo era perfeito

Quando eu era criança, eu achava que o mundo era perfeito. Não que eu tivesse nascido em berço de ouro, muito pelo contrário. E nem que eu t...