sábado, 12 de junho de 2010

Melhor do que estudar é ler

Está ocorrendo o 12º Salão do Livro, uma "bienal" cujo foco é o público infanto juvenil. Bem menos imponente que uma Bienal, é verdade, mas nem por isso menos importante. Aliás, até achei melhor, pois não é tumultuado como a Bienal. Você consegue por exemplo entrar no stand de vendas sem esbarrar em ninguém. Pode se dar ao luxo inclusive de conversar com um atendente! Quem tem criança e gostaria de incentivá-lo na leitura, é um excelente programa.

Tocando neste assunto...

... hoje estive lá e cheguei justamente na hora em que o Ziraldo estava começando um bate-papo com o público. Muito simpático e bem-humorado, como não podia deixar de ser (dá para imaginar alguém escrevendo para o público jovem sem estas qualidades?). Quando abriu a palavra para a platéia, uma garotinha perguntou:

-- Senhor Ziraldo, de onde tirou o nome 'Diário de Julieta" (o nome de seu novo livro)?

A resposta foi mais ou menos assim:

-- Eu queria fazer um trabalho envolvendo o mundo infantil feminino. Eu já escrevi diversos livros em torno do mundo infantil masculino, mas nunca o feminino. Não porquê o ignorava, mas por entender naturalmente melhor do outro, já que quando criança fui um menino, não uma menina. Mas decidi mesmo mergulhar no estudo deste mundo feminino infantil, resultando nesta obra, quando fui fazer uma palestra parecida com esta no lançamento de uma série de nove livros, cada um representando um planeta, nos quais todos haviam meninos como protagonistas. Então, uma garotinha parecida com você me perguntou: "Senhor Ziraldo, por que na coleção não tem nem uma estória com uma menina?". Aquela pergunta me derrubou. Enquanto eu pensava numa boa justificativa, ela emendou: "Eu sei! Os planetas são meninos. Mas as meninas, estrelas!"

O mundo era perfeito

Quando eu era criança, eu achava que o mundo era perfeito. Não que eu tivesse nascido em berço de ouro, muito pelo contrário. E nem que eu t...