sexta-feira, 11 de junho de 2010

Se quiser bem feito, faça você mesmo!

Lembro-me da minha terceira série primária. Com tantas mudanças de nomenclatura, acho melhor especificar que tal série era aquela cursada após três anos do Jardim de Infância, assumindo que o camarada passe no CA, primeira e segunda séries.

Como seja. Era a minha terceira série e a escola municipal que eu estudava organizava um concurso de poesias. Os três primeiros colocados receberiam menção honrosa do diretor em um evento próprio onde haveria a entrega de premiações aos vencedores. Decidi, logo quando soube da novidade, que eu participaria e determinei que eu ganharia aquele concurso.

Como eu realmente queria ganhar, achei que um texto meu teria poucas chances diante do texto de garotos mais adiantados nas séries. Inocentemente, acabei cometendo um delito: peguei um livro que meus pais tinham em casa e copiei uma poesia. Claro, com uma poesia de um escritor profissional, o concurso estava no papo! Naturalmente, fiz isso sem que ninguém soubesse. Meus pais por exemplo jamais aprovariam tal conduta. Depois de passar o poema a limpo, apliquei ele no concurso.

Dias depois, minha professora me chama a sua mesa.

-- Fabiano, foi você mesmo que escreveu o texto?

Claro que ela já sabia que ele foi copiado. Ela só queria ter certeza que estava de má fé. Só para terem uma idéia, a poesia, uma de Neimar de Barros chamada chamada "Deus Decepção", começava assim:

"Eu,
cheio de preconceitos,
racista!

Eu,
com falsos conceitos,
neo-nazista.
(...)"

Imagina só se um garoto de terceira série escreveria assim. Respondi prontamente:

-- Foi sim, professora!

A professora fez uma pausa. Como se quisesse me dar mais uma chance, ainda disse:

-- Tem certeza?

Pensei se deveria contar a verdade. Pensei no concurso em seguida, e então respondi:

-- A minha mãe me ajudou em algumas partes, mas as idéias todas foram minhas.

Decepcionada, ela pediu que eu voltasse ao meu lugar.

No dia da premiação, estava ancioso pelo resultado. Quando começaram a ler o nome dos vencedores, foi mais ou menos assim:

-- Terceiro colocado: Fulano!

Enquanto havia as palmas, eu ficava aliviado de não ter sido eu... eu queria a primeira colocação!

-- Segundo colocado: Sicrano!


Ufa, não fui eu! Só poderia ter ganhado então!

-- Primeiro colocado: Beltrano!

O quê?! Eu não havia ganhado. Fiquei indigado! Na época, pensei que este tal de Neimar de Barros não estava com nada, pois não ficou nem entre as três colocações num concurso de poesias de uma escola pública!

Lição que aprendi: se quiser algo bem feito, faça você mesmo. Nunca mais plagiei nada de ninguém.

É claro que a razão pela qual eu não ganhei é que fui desclassificado pela professora secretamente, para evitar constrangimentos. Mas a lição que aprendi foi muito importante por toda minha vida! Demorei muitos anos para me dar conta do que realmente ocorreu naquele concurso.

Tocando neste assunto...

... recomendo a todos esta poesia. Trata do preconceito racial. Segue um blog que possui o texto na íntegra. Foi bacana ter encontrado ele navegando após tantos e tantos anos. Obrigado professora Zilmar!

O mundo era perfeito

Quando eu era criança, eu achava que o mundo era perfeito. Não que eu tivesse nascido em berço de ouro, muito pelo contrário. E nem que eu t...